MONTAR - Estrutura e Equipamentos básicos para fabrica de Lingerie

Dicas para montar uma fabrica de lingerie, estrutra e equipamentos.


Estrutura A estrutura básica deve contar com salão de produção, depósito (matérias primas e peças acabadas) e escritório. A fim de ilustrar as considerações até aqui apresentadas, demonstraremos a seguir o funcionamento simulado de uma Confecção de Lingeries.

 A - Processo de Trabalho No início do empreendimento, recomenda-se um plano de produção modesto e pouco diversificado, para adquirir a experiência necessária. A expansão deve ser acompanhada de planejamento adequado que supõe uma correta aquisição de novos equipamentos, além da contratação e capacitação de novos funcionários e técnicos no assunto. Nesta simulação, adotaremos como modelo uma Confecção de Lingeries sofisticadas, na qual o empreendedor gastará mais com matérias primas e terá que selecionar mais criteriosamente a mão--de-obra. Estas peças requerem excelente corte e modelagem, além de muito cuidado no manuseio das peças e no acabamento. Para cada modelo, deve-se fazer a peça "piloto" e realizar testes de qualidade, antes de iniciar a produção propriamente dita. O processo de produção é basicamente o mesmo utilizado em outras confecções: na primeira fase são elaborados os moldes. Posteriormente o corte, a costura e por último os arremates. O empreendedor deve ficar bastante atento no tocante ao problema da modelagem de soutiens. Como, por exemplo, as numerações não são totalmente padronizadas, a solução encontrada tem sido adotar a tripla regulagem numa só peça (3 fechos) e, com certeza, outras alternativas surgirão para que as peças possam ser ajustadas ao gosto e conforto dos clientes.

 B - Arranjo Físico O setor de confecções não exige uma infra-estrutura urbana complexa, bastando que o local tenha água, telefone e instalações elétricas devidamente adequadas. Sugere-se a instalação de um relógio industrial para minimizar custos com energia. Existem empresas do ramo que funcionam em salas, lojas ou residências. Quanto à localização, podemos visualizar no mercado a tendência de instalaçâo deste empreendimento em cidades do interior, em busca do baixo custo de mão-de-obra, bem como redução de despesas fixas. A linha de produção é simples, devendo-se atentar apenas à disposição das máquinas, de maneira a não interromper o fluxo de trabalho. As máquinas podem estar na seguinte seqüência: máquina de costura reta, máquina de ziguezague, máquina de elástico e por fim, a máquina de overloque. O espaço poderá ser melhor distribuído caso o equipamento escolhido seja diferente, como porexemplo: máquina de ziguezague de 3 pontos, que engloba a máquina de costura reta e o ziguezague. Sugerimos que a mesa de corte fique no centro para melhor aproveitamento geral da área de trabalho. A área também contará com banheiro e depósito de matéria-prima.

 C - Mão-de-Obra Nesta simulação, o quadro de mão-de-obra foi dimensionado em três funcionários: duas costureiras (corte e montagem das peças) e um ajudante (acabamento e embalagem). O empreendedor se encarregaria da parte administrativa, das vendas e modelagem. As tarefas das costureiras podem ser terceirizadas, para reduzir o quadro. O pessoal a contratardeveterconhecimentostécnicos adequados à função a desempenhar. Existem diversos cursos de modelagem, costura e utilização das máquinas. O recrutamento do pessoal pode ser feito por meio de placas e anúncios em lojas, escolas e até nas filiais do SENAC que oferece cursos de especialização. Lembramos que, anteriormente à contratação de seus funcio-nários, o empreendedor deverá estar a par das determinaçôes da legislação trabalhista para os cargos em questão.

 D - Equipamentos Os equipamentos para instalaçâo de uma Confecção de Lingeries são basicamente: máquina de costura reta, máquina de overloque, máquina de ziguezague, adaptador da máquina, máquina para colocar elástico, mesa de corte, bancadas de trabalho, tábua de passar, ferro elétrico, praieleiras, materiais diversos (tesouras, réguas, agulhas), móveis e utensílios de escritório, telefone, fax.

 E - Despesas Mensais As despesas gerais de adminisiração irão variar de acordo com a estrutura adotada pelo empreendedor. Por exemplo, o valor do aluguel do imóvel será diferente em cada região e proporcional às dimensôes e tipo de imóvel. As despesas básicas são praticamente padronizadas tais como energia elétrica, água, telefone, honorários do contador, retirada do proprietário. Já outras são específicas de uma Confecção de Lingeries, tais como a manutenção dos equipamentos e transporte.

 F - Matéria-Prima A aquisição das matérias-primas deve ser bem planejada e irá variar de acordo com as características do estabelecimento, espe-cialmente hábitos de consumo da clientela. Nesta simulação serão empregados na confecção das peças: lycra, seda, algodâo, renda, aviamentos em geral. Para finalizar esta simulação, apresentaremos o Lay-out básico de uma Confecção de Lingeries, condizente com o modelo aqui adotado. Equipamentos Para escolher os equipamentos, instalações e materiais diversos, que fazem parte do quadro de investimentos fixos da empresa é necessário definir com clareza as suas especificações técnicas, modelos, marcas, capacidade nominal de realização de operações, entre outros itens.

 Os equipamentos para instalação de uma Confecção de Moda Íntima são basicamente: - máquina de costura reta; - máquina de overloque; - máquina de ziguezague; - adaptador das máquinas; - máquina para colocar elástico; - mesa de corte; - bancadas de trabalho; - tábua de passar e ferro elétrico; - materiais diversos (tesouras, réguas, agulhas) - móveis e utensílios de escritório, telefone, fax.

 Fonte: SEBRAE